CARROS 3, INCRÍVEIS 2 E O FEMINISMO 1 – CRÔNICAS POÉTICAS #18

gpower

Carros 3 e Os Incríveis 2 são continuações de grandes sucessos da animação mundial. Ambos apresentam protagonistas masculinos, apesar dos dois terem coadjuvantes como parte importante de toda a narrativa. O enredo desses dois filmes se parecem e refletem bem o contexto da nossa época. Podemos e devemos criticar a Disney por diversas escolhas e representações, mas lembremos que esses filmes fazem parte da Pixar, braço solto da Disney que já se mostrou bem independente e eficaz.

Carros 3 contra sobre o processo de aposentadoria de Relâmpago Marquinhos kkkkkk. Relutante em se perceber como um corredor velho, ele nega a ajuda da treinadora Cruz, jovem coach (coach de verdade) que sonhava em ser corredora, mas não conseguiu (podemos concluir que a ela foi dada menos oportunidade do que para os outros, por que será?). Ao fim SPOILER SPOILER ela toma o lugar do Relâmpago Marquinhos, pois ele vê nela algo que ninguém viu, que ela realmente podia ser uma corredora e, como tal, era melhor que ele.

Os Incríveis 2 irá estrear no dia 28 de Junho, mas seu trailer já mostrou pra que veio. Precisando da volta dos super-heróis, a Mulher-Elástica é convidada para combater o crime, fazendo com que o Senhor Incrível vire um dono de casa (nada mais que a obrigação dele). Ele começa a ter muitos problemas em cuidar do caçula, fazer comida, limpar a casa… essas tarefas que as mulheres tiram de letra e os homens acham que tem que fazer como um favor.

Retratar o contexto de uma época sempre foi um dos objetivos da sétima arte e quando filmes de animação, que tem o foco em crianças e adolescentes, fazem isso, criam jovens que questionam o que está ao seu redor. Uma menina que assistiu Carros 3 pode questionar o motivo de existirem profissões que são masculinas (não venha com essa de que o homem é mais forte e blábláblá). Uma menina que irá assistir Os Incríveis 2 pode questionar sua professora sobre o fato das garotas levarem salgado e os garotos refrigerante. Me agrada muito ver que teremos mulheres empoderadas e homens empoeirados. Vão lá, garotas, essa é a hora de vocês! #GirlPower

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s