POR QUE A INTERNET VIROU ALGO TÃO CRUEL? – CRÔNICAS POÉTICAS #34

Há algumas semanas a internet protagonizou algo que parece bobo e irrelevante, mas é extremamente preocupante; a onda de spoilers sobre o filme Vingadores Ultimato. Teve quem fosse correndo no cinema assistir, exatamente para fugir de quem se acha no direito de estragar a experiência do outro só por que “não liga” de ter a própria experiência estragada ou pela zueira mesmo. O segundo termo já me dá arrepio, essa cultura está tão disseminada na internet que parece ser um código de comportamento moral onde o bom senso passa longe. Pessoas mandando GIF com o final de filme, colocando no assunto do e-mail, ou pior, mandando um assunto diferente e quando abriam o e-mail estava lá a revelação. Minha pergunta é simples: Por quê?

Ontem, a TV Globo transmitiu o jogo entre Santos X Vasco e abriu uma votação virtual para que os internautas pudessem escolher o melhor em campo. O goleiro do Vasco, Sidão, falhou miseravelmente em dois gols e errou quase tudo no jogo inteiro. Como de praste, sendo dia das mães, todos os jogadores entraram em campo com o nome das mães nas costas e isso torna o episódio muito pior. A mãe de Sidão morreu em decorrência da depressão e a morte dela fez o filho também adquirir a doença. Falhar tanto carregando o nome da mãe nas costas já seria algo ruim, mas piorou quando a internet atribuiu a ele o troféu de “melhor em campo” e ficou ainda pior quando ele recebeu o “prêmio” das mãos da constrangida repórter Júlia Guimarães.

Percebam que nas duas situações a graça era fazer com que alguém perdesse algo que era importante pra ela; no caso dos Vingadores, as surpresas que estão no filme, no caso de Sidão, a própria dignidade. Ninguém que faz isso é inocente, pelo contrário, faz por que acha graça, por mais que sejam auxiliados pelos famigerados “influenciadores digitais”, a decisão final é do indivíduo. Vale a ressalva da pulada fora do Desimpedidos, que apoiou que votassem no Sidão, mas quando perceberam a dimensão da merda apagaram os tuítes. Daqui a pouco vem um pedido de desculpas, já que na internet tudo se apaga com desculpas, né?

Por que fazer de uma ferramenta tão incrível uma metralhadora de ódio, imaturidade e irresponsabilidade? Naufragar na internet é o que mais se faz hoje em dia. Não seja o ser humano que dá spoilers e nem o que quer ver o sofrimento do próximo. Sei lá, abre o instagram de alguém e diz pra essa pessoa que ela está linda ou manda no face uma mensagem de carinho, se for o caso, até aquelas de bom dia do whatsapp estão valendo, mas não seja um babaca, nem na vida real e nem na virtual. #ELáVamosNós

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s