Black Nerd 016 – Piticas e o racismo que não existe

em

Tanto tempo longe dos cinemas e a Marvel, quase que prevendo o futuro, reservou seu universo de séries exatamente para 2020.2. Ainda estamos em isolamento social – ou deveríamos – e ir ao cinema ver todo brilho super-heroico dos filmes não está ao nosso alcance. Assim sendo, as séries WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki diminuíram um pouco essa saudade nos mostrando aventuras inéditas de personagens que a Marvel nos ensinou a amar. Essas produções são um ato de bondade? Lógico que não, no mundo capitalista o lucro é perseguido constantemente, seja com pandemia ou sem, e uma forma de obter bons lucros com esses personagens é o merchandising e o licenciamento para que outras empresas produzam bonecos, cadernos, fantasias, camisas, principalmente camisas temáticas, o uniforme de todo bom nerd. É aí que entra a Piticas e poderia ser de forma positiva, mas, dessa vez, não é.

Imagem retirada do site da Piticas

O podcaster Beto Estrada já previa que fãs de personagens B emergiriam depois do sucesso das séries. Eu concordo com ele e acho ótimo que as pessoas tenham acesso a novas narrativas e que possam estampar em seu peito personagem preferidos, seja um amor recente ou antigo. As três séries iniciais foram um sucesso de público e crítica, principalmente Falcão e o Soldado Invernal, trazendo a tona temas que ainda não haviam sido tratado de forma tão crua. – ALERTA DE SPOILER – Ao término da série, tive uma catarse ao ver o Falcão como Capitão América. Agora temos um Capitão América negro, alguém que entende a importância de usar o escudo como um agregador, sabendo que aquilo não é uma arma, é um símbolo, assim como a cor presente em sua pele. Automaticamente me vi vestido em uma camisa que ostentasse um gigantesco Sam Wilson com a imponência de suas asas e seu escudo.

Imagem retirada do site da Piticas

Passei em um dos quiosques da Piticas e perguntei se havia a camisa com o Falcão América e sou apresentado a uma estampa minúscula – pros padrões Piticas – sendo partilhada por ele e o Soldado Invernal. “Ai Shon, para de mimimi, se a série é deles dois, por que fariam uma camisa separada?” Para a série WandaVision (Wanda e Visão) há uma camisa só do Visão e outra só da Wanda e, venhamos e covenhamos, Falcão como Capitão América tem muito mais relevância do que o Visão. Expressei minha insatisfação e moça do quiosque tentou argumentar que a camisa era dupla face e que dentro havia uma estampa também… era uma estampa do Barão Zemo e, pasmem, estava maior e mais bem feita do que a do Falcão.

Imagem retirada do site da Piticas

“Tá bom, tá bom, mas isso é racismo?” Todos os grandes personagens e suas aventuras solos renderam camisas imponentes com suas imagens, até a série do Loki, ainda em andamento, já serviu de inspiração de belíssimas camisas, por que o Falcão não? Eu sei, tem camisas do Pantera Negra – eu até tenho uma -, da Tempestade, mas a sociedade não funciona assim, “se eu já fiz algo, então não preciso mais fazer”, nós não vivemos num sistema de crédito pré-pago. A Piticas acerta bastante com a diversidade de seus modelos, por exemplo, mas isso não me faz poupar críticas, afinal, a crítica é o que nos leva ao acerto. Não quero acreditar que essa falta de cuidado com o Falcão foi proposital, mas é necessário uma maior sensibilidade quando tratamos de um personagem que chegou a um posto tão importante para o MCU e para seus fãs, principalmente os fãs negros e negras.

Ainda estou com a esperança de vestir a tal camisa imponente com o Falcão, suas asas e seu escudo e, se não for pedir muito, faz uma com o Luke Cage também, por que tão cedo não teremos uma série com ele. E se tivermos, por favor, Netflix, fica fora disso. #WakandaForever

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s