PenSHONmentos 024 –  Áudio de “Mamãe, Falei” é o reflexo de grupos masculinos de Whatsapp

em

Se surpreender com alguma merda sendo dita por algum integrante do MBL seria o mesmo de ligar a TV aos domingos esperando algo de bom. Se pararmos para analisar, o movimento Brasil “livre” se entranhou na política se dizendo um movimento apartidário e logo depois todos os integrantes estavam filiados a partidos e com suas vaguinhas no poder público. Recentemente, a exceção da inteligência oriental, Kim Kataguiri, afirmou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo e 0 pessoas se surpreenderam com o ar arrogante e nosense das palavras do parlamentar.

Ilustração: Felipe Mayerle

Agora foi a vez de Artur do Val, conhecido como “Mamãe, Falei” – ou “Mamãe, Faltei”, pela quantidade de ausências do infeliz durante o seu expediente. O político que tem experiência em ir para manifestações perguntar o óbvio para pessoas alienadas foi até a Ucrânia para criar conteúdo digital sobre a guerra e poder usar isso na sua – até então – candidatura para Governador de São Paulo (essa parte é uma dedução minha, ninguém assumiria isso abertamente e o mesmo já retirou a candidatura, por saber que seria trucidado nos debates). A questão é que Mamãe, Falei merda mandou um áudio para seus amigos comentando como as mulheres ucranianas são fáceis e atribuindo isso ao fato delas serem pobres. Ouve o áudio e depois continuamos o nosso papo, mas ouve o áudio todo, dá nojo, mas você vai conseguir.

Como falei inicialmente, 0 pessoas se surpreenderam com uma opinião tão absurda ter saído de alguém ligado ao MBL, mas há uma certa indignação que mora na hipocrisia dos fatos. Você, com certeza, está em um dos dois grupos que tem relação a esse áudio: Ou pertence ao que eu chamo de grupo masculino de Whatsapp ou é muito próximo a alguém que pertence a um grupo masculino de Whatsapp. E vou te dizer, esse áudio do Mamãe, Falei soa como mensagem de bom dia perto de muitas mensagens que li e ouvi.

Primeiramente, me sinto muito à vontade de tecer essas críticas, pois não faço mais parte de nenhum grupo do tipo exatamente por perceber que o local onde misoginias, machismos e outros preconceitos são aceitos não serve pra mim. Falas que diminuem o sexo feminino, objetificam órgãos sexuais, tráfego constante de fotos vazadas, tudo isso está na mesma esfera do áudio que atribui o fato das mulheres serem fáceis por serem pobres. Lógico, há um agravante enorme no quesito dele ser político e dele estar falando sobre pessoas em uma situação super vulnerável, mas o cerne da questão é o mesmo: “sou machista, minha fala é odiosa, mas eu e meus amigos levamos isso como brincadeira do mundo virtual, no mundo real é diferente.” Será?

Nenhuma amizade deve ser testada pelo risco da correção. Sei que cada um tem o seu tempo de amadurecimento diante de determinados assuntos, mas quem se senta ao lado de um misógino e se silencia diante da misoginia também o é. Esses grupos de Whatsapp são teclados com o pênis e com a insegurança de que o homem só é homem se for viril e macho. Macho é uma denominação animal, macho alfa nunca deveria ser entendido como um elogio. Qualquer homem que esteja tentando melhorar deveria repudiar veementemente a fala do Mamãe, Falei e de seus amigos que acham engraçado destilar preconceitos.

Não estou falando sobre términos de amizade, ou brigas homéricas, não mesmo, as pessoas são muito mais do que seus movimentos na internet. Mas acredito que todos temos um compromisso na criação de um mundo melhor e a aceitação de preconceitos disfarçados de vínculo amigável não é uma forma de melhorar nada. Se alguns áudios dos grupos que você frequenta caíssem na internet, você dormiria em paz? O errado não é só errado na luz do dia, no claro, quando é iluminado, o errado é errado mesmo que ninguém veja, ninguém escute, ninguém leia, e eu tenho certeza que você já sabia disso. #WakandaForever

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s